terça-feira, 18 de outubro de 2011

Façamos como os Bereanos!!

E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. 11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim12 Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.13 Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Beréia, foram lá excitar e perturbar o povo. 14 Então, os irmãos promoveram, sem detença, a partida de Paulo para os lados do mar. Porém Silas e Timóteo continuaram ali”.   Atos 17:10-14.
Analisando o relato, entendemos que havia uma nobreza maior nos Bereanos, porque buscavam a verdade dos fatos a luz dos escritos sagrados de sua época. Parte do povo de Beréia, os Bereanos, faziam uma análise maior de tudo o que lhes era dito como verdade, tendo as Escrituras Sagradas de sua época como fonte das verdades essencias a savalção e como base de comparação “para ver se as coisas que eram ditas, eram de fato, verdades, de acordo com as escrituras.”.
Esta atitude Bereana não condiz com o procedimento da maioria dos cristãos, já que, a maior parte dos cristãos nominais, vem aceitando tudo o que se diz como verdade em suas congregações e/ou denominações, sem se preocuparem se o que esta sendo dito ou se o que foi dito, é de fato uma verdade. Infelizmente a maior parte dos cristãos não examinam e não buscam os fundamentos das supostas verdades que lhes são transmitidas e pioraram a situação, ignorando completamente o conselho do apostolo Paulo que diz a todo cristão em particular.
julgai todas as coisas, retende o que é bom; 1 Ts 5:21
Ninguém pode fazer qualquer tipo de julgamento sem analisar, sem refletir, sem pensar e sem antes buscar toda verdade sobre o caso em juízo.
Tem pessoas que gostam de ler a bíblia, outras a examinam.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 5:39
É triste perceber que a maioria dos cristãos nominais e denominacionais não pensam por si mesmos, não analisam nada, não buscam a verdade dos fatos, simplesmente acatam o pensamento dos lideres ou pastores de suas denominações, tornando-se escravos do pensamento alheio e da vontade dos homens.
Analisando o relato bíblico sobre os Bereanos e comparando-o com nossa própria experiência, decidimos adotar e utilisar este nome “BEREANOS”. O nome é apenas um título provisório, que representa nosso espírito de investigação da verdade. Decidimos adotar provisóriamente este nome, até que, o próprio Cristo nos de um novo nome conforme a promessa descrita no livro da Revelação. (Ver Apoc. 2:17 e 3:12).
BEREANOS é um nome que se ajusta muito bem às experiências vividas por vários cristãos contemporâneos e que á exemplo dos literais Bereanos apostólicos, tem ouvido muitas coisas ditas supostamente como verdades, mas, só aceitando-as depois de muito bem analisadas e averiguadas, pois, se comparadas com as Escrituras, muitas destas supostas verdades são como palhas lançadas ao vento.
Graças a Deus, muitas pessoas são libertadas e protegidas dos enganos e das mentiras de satanás, quando costumam imitar o exemplo dos Bereanos. E se não fosse por Deus e pela atitude de muitos Bereanos, o mundo todo estaria ainda preso ao pai da mentira.
No livro “Atos dos Apóstolos”, pág. 232, escrito por E.G.White, encontramos algumas citações interessantes a cerca dos Bereanos. Capítulo III: O Cristianismo Vai aos Confins da Terra - Beréia e Atenas.
A mente dos bereanos não se achava limitada pelo preconceito. Estavam dispostos a pesquisar a veracidade das doutrinas pregadas pelos apóstolos. Estudavam a Bíblia, não por curiosidade, mas para que pudessem aprender o que havia sido escrito a respeito do Messias prometido. Diariamente examinavam os relatos inspirados; e ao compararem texto com texto, anjos celestiais se colocavam ao lado deles, iluminando-lhes a mente e impressionando-lhes o coração.
Onde quer que as verdades do evangelho sejam proclamadas, os que honestamente desejam proceder com retidão serão levados a exame diligente das Escrituras. Se nas cenas finais da história da Terra, aqueles a quem são proclamadas verdades decisivas seguissem o exemplo dos bereanos, examinando diariamente as Escrituras, e comparando com a Palavra de Deus as mensagens a eles levadas, haveria hoje em dia grande número de pessoas leais aos preceitos da lei de Deus, onde agora existem relativamente poucos. Mas quando são apresentadas verdades bíblicas impopulares, muitos se recusam a pesquisá-las.
Embora incapazes de refutar os claros ensinos da Escritura, manifestam extrema relutância em estudar as evidências oferecidas. Alguns presumem que mesmo sendo essas doutrinas verdades incontestes, pouco importa aceitarem ou não a nova luz; e apegam-se a fábulas agradáveis usadas pelo inimigo para desviar as almas. Assim são suas mentes cegadas pelo erro, e eles ficam separados do Céu. “Atos dos Apóstolos”, pg. 232.
Segue abaixo mais algumas citações extraídas de outras obras, que nos fizeram optar pelo nome Bereanos.
Grandes homens e mulheres, bem como pessoas professamente boas, podem realizar terríveis atos em seu preconceito e posição de exaltação própria, lisonjeando-se por estarem prestando um serviço a Deus. De nada resolve confiar neles. A verdade, a verdade bíblica, é o que vocês e eu queremos a todo custo. Como os nobres bereanos, desejamos esquadrinhar as Escrituras diariamente com fervorosa oração, para saber o que é a verdade e depois obedecer-lhe a qualquer custo, sem referência a pessoas superiores ou boas. Se a verdade está na Bíblia, podemos encontrá-la ali, assim como os grandes e bons da Terra. Minha prece é que Deus nos ajude a ser sábios para a salvação. Carta 35b, 1877. MM 2002 pg. 77.
Quando surgem erros e são ensinados como verdade bíblica, os que têm ligação com Cristo não confiarão no que diz o pastor, mas, à semelhança dos nobres bereanos, examinarão as Escrituras todos os dias para ver se essas coisas são de fato assimQuando eles descobrem qual é a recomendação do Senhor, colocam-se ao lado da verdade. Ouvem a voz do verdadeiro Pastor dizendo: "Este é o caminho; andai nele”. Isa. 30:21.
Assim sereis ensinados a fazer da Bíblia o vosso conselheiro, e não ouvireis nem seguireis a voz do estranho. Têm ocorrido apostasias e o Senhor tem permitido que questões dessa natureza se desenvolvessem no passado a fim de mostrar quão facilmente Seu povo será desviado se confiarem nas palavras de homens em vez de examinarem por si mesmos as Escrituras, como fizeram os nobres bereanos, para ver se estas coisas são assim. E o Senhor tem permitido coisas dessa espécie ocorrerem para que sejam dadas advertências de que elas terão lugarFé e Obras, pg. 86.

"Estas são algumas das muitas razões que nos fizeram adotar o nome Bereanos da qual muito nos sentimos felizes ao sermos comparados e ao nos comparar com os mesmos."

E esta é a razão para que eu mudasse o nome do meu Blog, pois, concordo em gênero e em grau com meu amigo do Blog Genizah. Admiro muito o trabalho dele e de seus cooperadores, e admiro como ele não se deixa ser enganado pelos falsos profetas, sua coragem e ousadia espiritual de delatar cada atitude e palavra errada que ouve. Faz como os Bereanos mesmos!!

Esta postagem foi copiada do blog do Genizah

Nenhum comentário:

Postar um comentário