quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Beber ou não beber, eis a questão



Vou tentar de forma bem imparcial falar desse assunto polêmico no meio cristão. Até porque já fui questionado e questionei bastante sobre isso.

Na bíblia fala assim:

“Veio o Filho do homem (Jesus), comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores.Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras.”Mt. 11:19

É... Então é fato que Jesus bebeu vinho. Mas o que a Bíblia diz sobre se embriagar?

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,”Efésios, 5:18

Esta aí um versículo que do mesmo modo que diz que a embriaguez não é prudente (pecado), diz que era possível sim se embriagar com o vinho da época, mesmo sendo ele fermentado ou alcoólico. (Há várias passagens, em Corintíos por exemplo, que relata embriaguez por vinho.

Mas se embriagava porque Jesus transformou água em vinho?


"E, logo que o mestre-sala provou a água transformada em vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,"

E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho." (João 2 : 9 e 10)

Bom... Jesus nesse contexto estava no que a bíblia chama de bodas em Caná da Galiléia, numa festa de casamento.

Ele não estava interessado no vinho em si, mas sim no ato do milagre para com seusdiscípulos:

Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. (João 2:11)

Podemos concluir então que não é pecado beber vinho ou qualquer bebida que embriague, mas sim beber em excesso e embriagar-se.

A questão então é: Qual a causa que te leva a beber?

Jesus usou a bebida para manifestar um milagre - por sinal seu primeiro.

Paulo certa vez disse a Timóteo:

“Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.”

A causa nesse contexto era medicinal, pois a fermentação sarava o organismo de infecções.

E repetindo o versículo 9:

E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho."

O noivo nesse caso estava interessado em apenas beber e servir, pois assim era uma prática pura e muito comum entre convidados e amigos numa festa ou reunião.

Temos controle sobre o álcool ou ele nos controla? Com quem bebemos?

Que bebamos com moderação o álcool, nos embriaguemos do Espírito e que a sabedoria nos justifique.

Amém.

Postado por Leandro Bastos


Nota minha:
Eu ainda defendo o não beber e cito a passagem bíblica que diz que tudo é licito, mas.... nem tudo convém.
(1 cor. 6:12 - Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.)
Como disse o autor desta postagem, usemos de sabedoria e que ela nos justifique!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário