terça-feira, 27 de setembro de 2011

NA MESA COM DEMÔNIOS


1 Coríntios 8: 1-13

1 Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
2 Se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber.
3 Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhececido dele.
4 Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.
5 Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
6 todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.
7 Entretanto, nem em todos há esse conhecimento; pois alguns há que, acostumados até agora com o ídolo, comem como de coisas sacrificadas a um ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, contamina-se.
8 Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos.
9 Mas, vede que essa liberdade vossa não venha a ser motivo de tropeço para os fracos.
10 Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, reclinado à mesa em templo de ídolos, não será induzido, sendo a sua consciência fraca, a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
11 Pela tua ciência, pois, perece aquele que é fraco, o teu irmão por quem Cristo morreu.
12 Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo-lhes a consciência quando fraca, pecais contra Cristo.
13 Pelo que, se a comida fizer tropeçar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para não servir de tropeço a meu irmão.

O evangelio de Jesus Cristo , como sempre falo, é fácil de entender , simples e puro. Esse trecho bíblico nos fala de nossa consciência, sabemos a quem pertencemos e a quem devemos louvor e adoração. Em Apocalipse 3:20 Jesus diz que se deixarmos Ele ira sentar a mesa  e ceiar conosco. Em outros trechos da bíblia como em Lc 22:15 , Jesus diz que gostaria de ceiar a Pascoa com seus discípulos . Em João 12:2 quando Jesus estava na casa de Lazaro, Marta e Maria, foi servido uma ceia, ocasião em que Maria ungio os pés de Jesus com um perfume caríssimo. E em muitos outras ocasiões são citadas momentos de comunhão na hora da ceia. Vejamos por nós mesmos, quem gosta de comer sozinho? E quem não lembra de nossos pais e avós dizendo que a hora da refeição é sagrada e que na mesa não deve ter brigas, homens sem camisas? E muitos ainda ate hoje conservam o costume de na hora da refeição ficar em silencio. 
A hora da refeição é sinônimo de comunhão, de paz, de alegria ou pelo menos deveria ser. Hoje, muitas famílias nem tem uma mesa para comer, comem no colo, na frente da televisão, do computador, o pai aqui , a mãe lá, o filho acolá. O costume de dedicar uma oração de graças pela comida em família, praticamente não existe mais. Sempre com presa costumamos dizer: "Engoli qualquer coisa e sai correndo". Valores perdidos pelo tempo. 
E aí em ves de estarmos na mesa com o Senhor estamos na mesa com demônios. 
Todos sabemos das influências espirituais das trevas, mas negligenciamos e não vigiamos, porque achamos que "é nada de mais". Hoje há um modismo de se eu orar e consagrar posso comer de tudo e como quisermos. 
Sim!! Claro que podemos comer e também santificar a comida que comemos, temos o poder de filhos para isso!! Mas, como o texto bíblico acima, nos adverte, não devemos comer de tudo , porque temos responsabilidades, conosco, com a nossa família e com as pessoas que estão em nosso redor. O versículo 8 se fala de exemplo. Não foi atoa que Mateus nos compara a luz. Em Mt 5:14 fala que somos a luz do mundo e no vers. 16 diz que a nossa luz tem que resplandecer e mostrar nossas obras perante aos homens para glorificar a Deus.
Voltando a consagrar ou não a comida, sim, devemos sim, consagrar nossa comida que compramos nos supermercados, santificar cada alimento antes de colocarmos na boca, pois a bíblia fala que o mundo jazz do maligno e sabemos que muitas marcas de produtos, se não todas, são consagradas a demônios desde sua matéria prima. Mas temos que comer não é? E não devemos esquecer que somos separados e temos a promessa do Senhor que nenhum mal chegaria em nossa casa não é? Então, sem cairmos na religiosidade ou fanatismo maluco, temos a mente de Cristo e sendo assim, vamos usar a inteligencia dada por Deus e sermos maduros espiritualmente falando, e vamos deixar de ceiar com demônios quando não temos uma refeição sadia em família, quando aceitamos que nossos filhos participem de mesas de comidas consagradas como bombons de cosme e damião, caruru de santa barbara, ou o mais comum no meio evangélico o famoso são joão. A bíblia fala para não sermos PARTICIPANTES com o pecado dos outros ( 1 Timoteo 5:22 ), e porque o crente deixa seus filhos e filhas crescerem participando de tais festas? O inimigo sopra nos ouvidos que não é nada de mais e que se não deixar a criança participar ela vai ficar traumatizada e se afastará do evangelio depois na adolescência. 
Mentiroso e ardiloso o capeta! Uma coisa é você mostrar a seu filho e com inteligencia ir tirando dele a vontade das coisas mundanas e colocando os valores bíblicos, orando pelo seu filho(a), para ele venha amar as coisas de Deus e que rejeite as coisas do mundo. E isso não tem tempo para acontecer. Tenho um filho já adulto que não suportava o cheiro do óleo ungido e que ficava irritado quando o convidava a ir na igreja, rsrsrs hoje ele leva consigo um vidrinho de óleo ungido e me pede para dizer a ele os dias de culto na igreja que congrego, para ir também. Deus seja louvado!! 
E quando quem participa é o próprio adulto? Conheço irmãos que na época de festas no meio do ano, tem a mesa repleta de comidas tradicionalmente feitas para esta ocasião. Esta com seu chapéu de caipira, roupa quadriculada e bandeirola. Jesus!!! Essas pessoas estão na mesa com os demônios ou não? Mas , estão cegas e dizem que não é nada de mais, que estão ali, porque são "sábios" e estão ganhando a vida de seus familiares e amigos. Somos chamados para sermos "SANTOS" que significa "SEPARADOS". Separados significa, separados! Uma coisa é você ir a casa de um parente , e mostrar a ele que Jesus o ama e que quer que ele viva com Cristo, atraves do seu não preconceito, da sua inteligencia como evangélico, com seu testemunho de mudança de vida, com seu carinho por ele e consideração, mas NUNCA, se misturar e compartilhar do pecado da idolatria, da glutonaria. Ir a uma reunião familiar de não crentes (ainda), um natal em família,  reveillon , aniversários, são momentos que devemos ir e aproveitar essa oportunidade para que vejam a luz de Cristo em nós.Orando em espirito o tempo todo, consagrando o alimento ali oferecido ( aqui sim, cabe a consagração) ( não se for comida consagrada a ídolos. Aí seu testemunho é de nem ir), aproveitando para bendizer e profetizar benção sobre nossos parentes, mas NUNCA, fazer parte dessa comunhão, estar lá, mas não estar fazendo parte, entendem? Apesar de serem pessoas que amamos, ainda estão nas trevas e estes são momentos que Cristo deve estar presente em nossas vidas, para que eles o vejam em nós e sintam vontade de o terem em suas vidas também.
Espero ter me feito entender e ter sido instrumento de Deus para edificar a vidas dos leitores. Ainda estou aprendendo e assim continuo a caminhada com Cristo, pois, tudo posso naquele que me fortalece.
Deus seja com cada um de vocês e que Ele derrame sobre suas vidas a paz, o amor, a sabedoria, prudencia e visão espiritual, para andarem nos seus caminhos e amadureçam a cada dia para que Ele os achem de pé naquele grande dia!! De preferencia com toda a sua família!! 
A graça e a paz!!
Célia Oliver , serva do Senhor Jesus, por escolha d'Ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário